TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

Victor Cappa
Compartilhe essa receitinha

tapioca-colorida-6 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABATAPIOCA COLORIDA Tapioca é uma ótima maneira de substituir o pão no seu café da manhã: sem glúten, sem lactose e sem óleo e é melhor ainda se for uma TAPIOCA COLORIDA.


tapioca-colorida-8 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABAA tapioca é um prato brasileiro de origem indígena, muito bem vindo nas mesas dos brasileiros não só por seu sabor delicia, sua versatilidade e seu preço acessível, mas a tapioca também aparece gloriosa nas dietas que restringem glúten e lactose, entrando em cena como um substituto para o pão branco.

Porque merecemos uma TAPIOCA COLORIDA?

Muito simples: o corpo humano tem 5 sentidos, estão ativos durante quase todo o tempo (na maior parte dele, trabalhando), então como podemos lembrar apenas do paladar e ignorar todos os outros quando estamos diante de um fogão?

Se você, se esquece da existência deles na hora de preparar sua comida, provavelmente serão acionados mais tarde, diante de uma vitrine de doces… Por isso eu gosto de investir nas cores e na apresentação do prato, mas não gosto de saber que estou entupindo meu corpo com cortante artificial, então vamos aproveitar as cores que a natureza oferece diretamente.


“Gostosa, quentinha, TAPIOCA…!”


Fiz essa TAPIOCA COLORIDA usando suco de beterraba, mas se você não curte cor-de-rosa, pode substituir por suco de couve ou de cenoura, para criar novas cores.

tapioca-colorida-2 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

Se você costuma fazer tapioca diariamente, manda a ver! Vai se dar bem, mas se você ainda não tem prática, pode procurar nas lojas de bugigangas para cozinha (que eu adoro!) esse aro de metal que ajuda a deixar tudo redondinho, ovos, panquecas, tapiocas. Eles existem em vários tamanhos e modelos.

Como de costume, se você passar o mouse sobre alguns ingredientes, você pode achar o valor de cada um onde eu comprei.

valor total* da TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA fica em torno dos  R$: 4,00, rendendo duas tapiocas médias.

*O cálculo é feito com base no necessário para essa receita, e não no valor total que vem de cada produto.

Para fazer a massa da TAPIOCA COLORIDA, só precisamos de 2 ingredientes:


INGREDIENTES

tapioca-colorida-5 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA



PREPARO

1 – Bata a beterraba no liquidificador com 100 ml de água filtrada até obter um suco;

2 – Adicione 150ml desse suco ao polvilho doce;

3 – Misture usando as mãos até virar uma massa farelenta;

4 – Caso ainda esteja úmida adicione mais polvilho doce;

5 – Deixe descansar durante 15min;

6 – Peneire a farinha para deixa-la mais fininha e uniforme;

tapioca-colorida-7-copy TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

tapioca-colorida-4 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

1 – Usando uma colher, espalhe a farinha em uma frigideira;

Como eu já disse, caso você ainda não tenha prática em deixa-la redondinha, pode usar um aro de metal para dar formato

2 – Aqueça em fogo médio. Lembre-se de que você não precisa usar óleo ou manteiga no preparo, porque a farinha vai grudar sozinha no “formato de uma panqueca”;

3 – Quando perceber que não tem mais farinha solta é hora de virar sua tapioca usando uma espátula;

4 – Agora pode adicionar o recheio no centro dela, eu usei ovos mexidos com manjericão fresco e tomate, mas vou deixar essa escolha a seu critério;

5 – Dobre a tapioca no meio e usando a espátula retire-a da frigideira para servir.

tapioca-colorida-3 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA


Ah! E não esquece de deixar nos comentários qualquer dúvida ou sugestão. É muito importante saber se as minhas receitinhas estão funcionando na sua cozinha!

E ajuda azamiga curtindo a fan page do OhMyGula no Facebook:

maria_mavi-facebook TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA


tapioca-colorida-1 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABATAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA – Linda, saudável e gostosa 🙂



POSTS RECENTES

THUMB-CHANTILLY-DECOMPLICADO-blog-min-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

CHANTILLY CASEIRO DESCOMPLICADO

Nesse post você vai aprender uma receita de chantilly caseiro descomplicado Bem vindas e bem vindos a mais um post aqui do OhMyGula! A última receita que postei foi da TORTA DE OREO COM GANACHE DE CHOCOLATE – que eu recomendo demais que você veja. Eu cobri aquela torta maravilhosa com um chantilly cremoso e volumoso, e…

GANACHE-DESCOMPLICADO-THUMB-min-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

GANACHE DE CHOCOLATE DESCOMPLICADO

Hora de aprender de uma vez por todas a fazer GANACHE DE CHOCOLATE de um jeito simples e sem erro!  Bem vindas e bem vindos a mais um post aqui do OhMyGula! A última receita que postei foi da TORTA DE OREO COM GANACHE DE CHOCOLATE – que eu recomendo demais que você veja. Naquela receita eu…

massa-de-biscoito-para-torta-oreo-blog-min-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

MASSA DE BISCOITO PARA TORTA OREO

Nessa receita eu vou mostrar como fazer sua massa de biscoito para torta oreo de um jeito tão fácil que não tem como dar errado! Bem vindas e bem vindos a mais um post aqui do OhMyGula! A última receita que postei foi da TORTA DE OREO COM GANACHE DE CHOCOLATE – que eu recomendo demais que…

torta-de-oreo-com-ganache-de-chocolate-min-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

TORTA DE OREO COM GANACHE DE CHOCOLATE

Bem vindas e bem vindos de volta! Estou de volta com o OhMyGula e já cheguei com uma receita incrível — de gostosa, fácil e prática de fazer. Pra quem ainda não conhece o OhMyGula, aqui eu trago minhas receitas e dicas de cozinhas — eu = Victor Cappa 🙂 Essa receita de Torta de…

quiche-sem-gluten2-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

LANCHE DA TARDE PARA DIABÉTICOS – 12 OPÇÕES FÁCEIS DE FAZER!

Nesse post, selecionei 12 opções de lanche da tarde para diabéticos IMPORTANTE: Sempre consulte o seu médico e faça o acompanhamento clínico. Diabetes é uma doença e nenhuma informação na internet vai ser a ‘cura milagrosa’ — bons hábitos alimentares e atividades física são grandes parceiros no tratamento 🙂 Eu sempre vejo muitas receitas de…


2009_julie_and_julia_035-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

JULIE E JULIA – FILME E CULINÁRIA

Julie e Julia é um filme sobre cozinha, cozinheiras, livros e escritoras e que é baseado na autobiografia de My Life in France. O filme retrata a vida da autora de livros de culinária e apresentadora de televisão norte-americana Julia Child e também o projeto de Julie Powell de cozinhar todas as 524 receitas do livro…

sorvete-de-banana1-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

5 BENEFICIOS DO CACAU

De sua ação antioxidante a sua reserva de cálcio, o cacau é uma maravilha para nossa saúde e sabor! Você vai se espantar ao saber desses 5 BENEFÍCIOS DO CACAU! Eu sempre uso cacau nas minhas receitinhas: fica uma delícia! Nessa lista de 5 BENEFÍCIOS DO CACAU eu vou colocar também algumas dessas receitas. Dá…

4dd4ac18ec83cf8143c3b608a220dbe11-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

CONTRA O PADRAO FITNESS

Socorro! A glamourização tomou conta do treinamento físico. É só dar uma olhada no reino mágico das redes sociais, servindo de camarote para glamourizar web-celebridades e a evidente utopia do “corpo fitness” causa a impressão de que só os ícones sarados conseguem treinar. Esse estereótipo afugenta muitas mulheres e o motivo é um só: o…

uvas-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

5 BENEFICIOS DA UVA – PARA O CORPO TODO

Essa lindeza além de ser uma delícia, faz um bem danado pra gente! Fiz essa listinha com 5 Benefícios da Uva que vão fazer você inserir mais essa fruta na sua dieta. De todas as frutas, a uva é de longe a que mais amo! E de todas as uvas, essa roxinha e docinha é a…

fitness2-copy-279x177 TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

5 DICAS PARA O ABDOMEN

Todo mundo que já desejou BRIGADEIRO QUE NÃO ENGORDA, também já quis ter abdomen lisinho e gracinha. Mas questionar porque e para que ninguém quer, né??? Não é a barriga legal que torna vida legal, é preciso pensar, pesquisar e questionar o porque de tudo. Cuidar bem dessa musculatura é importante para qualquer um que tenha um affair…

Compartilhe essa receitinha

2 Comments

  1. Isadora B. E.
    Isadora B. E.Responder
    28/06/2015 at 6:59 pm

    Oi Maria…
    primeiro queria te parabenizar pelo blog! Amei… ele é lindo e o conteúdo é ótimo! Super me identifiquei com ele! Atualmente eu moro em Recife (mas não sou daqui) e como tapioca é vendida pronta em qualquer mercado, nunca tinha pensado em hidrata-la muito menos com suco de beterraba ou outra verdura… simples e genial ao mesmo tempo! Quando tava fazendo, fiquei com uma dúvida: você penera o suco ou não? Talvez por eu ter batido no mini processador, em vez do liquidificador, o suco tenha ficado com pedacinhos que eu achei que poderiam atrapalhar, então penerei… mas é um desperdício!
    Obrigada!!!

    • 29/06/2015 at 1:41 am

      Muito obrigado Isadora! Fico muito feliz que você tenha gostado 🙂
      Em relação á tapioca, eu indicaria você tentar fazer batendo a beterraba no liquidificador (para depois hidratar o polvilho). Eu usei o liquidificador e não ficou nenhum pedacinho. Caso fique sobrando alguma coisa, você também pode aproveitar em outra receita (também detesto desperdício).
      Nesse receita de panqueca de maracujá, por exemplo, você pode substituir pela beterraba:https://www.ohmygula.com/panqueca-de-maracuja/

      beijos e volte sempre aqui no blog!

Deixe uma resposta

Your message*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Name*
Email*
Url