TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA

Compartilhe essa receitinha

TAPIOCA COLORIDA Tapioca é uma ótima maneira de substituir o pão no seu café da manhã: sem glúten, sem lactose e sem óleo e é melhor ainda se for uma TAPIOCA COLORIDA.


A tapioca é um prato brasileiro de origem indígena, muito bem vindo nas mesas dos brasileiros não só por seu sabor delicia, sua versatilidade e seu preço acessível, mas a tapioca também aparece gloriosa nas dietas que restringem glúten e lactose, entrando em cena como um substituto para o pão branco.

Porque merecemos uma TAPIOCA COLORIDA?

Muito simples: o corpo humano tem 5 sentidos, estão ativos durante quase todo o tempo (na maior parte dele, trabalhando), então como podemos lembrar apenas do paladar e ignorar todos os outros quando estamos diante de um fogão?

Se você, se esquece da existência deles na hora de preparar sua comida, provavelmente serão acionados mais tarde, diante de uma vitrine de doces… Por isso eu gosto de investir nas cores e na apresentação do prato, mas não gosto de saber que estou entupindo meu corpo com cortante artificial, então vamos aproveitar as cores que a natureza oferece diretamente.


“Gostosa, quentinha, TAPIOCA…!”


Fiz essa TAPIOCA COLORIDA usando suco de beterraba, mas se você não curte cor-de-rosa, pode substituir por suco de couve ou de cenoura, para criar novas cores.

Se você costuma fazer tapioca diariamente, manda a ver! Vai se dar bem, mas se você ainda não tem prática, pode procurar nas lojas de bugigangas para cozinha (que eu adoro!) esse aro de metal que ajuda a deixar tudo redondinho, ovos, panquecas, tapiocas. Eles existem em vários tamanhos e modelos.

Como de costume, se você passar o mouse sobre alguns ingredientes, você pode achar o valor de cada um onde eu comprei.

valor total* da TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA fica em torno dos  R$: 4,00, rendendo duas tapiocas médias.

*O cálculo é feito com base no necessário para essa receita, e não no valor total que vem de cada produto.

Para fazer a massa da TAPIOCA COLORIDA, só precisamos de 2 ingredientes:


INGREDIENTES

[ox_list type=”ox_list_simple”]



PREPARO

[tabgroup]
[tab title=”MASSA”]

1 – Bata a beterraba no liquidificador com 100 ml de água filtrada até obter um suco;

2 – Adicione 150ml desse suco ao polvilho doce;

3 – Misture usando as mãos até virar uma massa farelenta;

4 – Caso ainda esteja úmida adicione mais polvilho doce;

5 – Deixe descansar durante 15min;

6 – Peneire a farinha para deixa-la mais fininha e uniforme;

[/tab]
[tab title=”NA FRIGIDEIRA”]

1 – Usando uma colher, espalhe a farinha em uma frigideira;

Como eu já disse, caso você ainda não tenha prática em deixa-la redondinha, pode usar um aro de metal para dar formato

2 – Aqueça em fogo médio. Lembre-se de que você não precisa usar óleo ou manteiga no preparo, porque a farinha vai grudar sozinha no “formato de uma panqueca”;

3 – Quando perceber que não tem mais farinha solta é hora de virar sua tapioca usando uma espátula;

4 – Agora pode adicionar o recheio no centro dela, eu usei ovos mexidos com manjericão fresco e tomate, mas vou deixar essa escolha a seu critério;

5 – Dobre a tapioca no meio e usando a espátula retire-a da frigideira para servir.

[/tab]
[/tabgroup]


Ah! E não esquece de deixar nos comentários qualquer dúvida ou sugestão. É muito importante saber se as minhas receitinhas estão funcionando na sua cozinha!

E ajuda azamiga curtindo a fan page do OhMyGula no Facebook:

[social_link style=”default” type=”facebook_account” url=”https://facebook.com/ohmygula” target=”on”]


TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA – Linda, saudável e gostosa 🙂



POSTS RECENTES

[blog category=”37″ perpage=”5″ pagination=”” ]


[blog category=”56″ perpage=”5″ pagination=”” ]

Compartilhe essa receitinha

2 comentários em “TAPIOCA COLORIDA DE BETERRABA”

  1. Oi Maria…
    primeiro queria te parabenizar pelo blog! Amei… ele é lindo e o conteúdo é ótimo! Super me identifiquei com ele! Atualmente eu moro em Recife (mas não sou daqui) e como tapioca é vendida pronta em qualquer mercado, nunca tinha pensado em hidrata-la muito menos com suco de beterraba ou outra verdura… simples e genial ao mesmo tempo! Quando tava fazendo, fiquei com uma dúvida: você penera o suco ou não? Talvez por eu ter batido no mini processador, em vez do liquidificador, o suco tenha ficado com pedacinhos que eu achei que poderiam atrapalhar, então penerei… mas é um desperdício!
    Obrigada!!!

    Responder
    • Muito obrigado Isadora! Fico muito feliz que você tenha gostado 🙂
      Em relação á tapioca, eu indicaria você tentar fazer batendo a beterraba no liquidificador (para depois hidratar o polvilho). Eu usei o liquidificador e não ficou nenhum pedacinho. Caso fique sobrando alguma coisa, você também pode aproveitar em outra receita (também detesto desperdício).
      Nesse receita de panqueca de maracujá, por exemplo, você pode substituir pela beterraba:http://www.ohmygula.com/panqueca-de-maracuja/

      beijos e volte sempre aqui no blog!

      Responder

Deixe um comentário

Avalie essa receita




Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.